A criança de 5 anos: colocando limites

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A criança ao completar 05 anos dá início à uma nova fase em seu desenvolvimento. Ela está mais independente, se comparada às fases anteriores e conforme seu círculo social aumenta, ela absorve novas experiências, se adapta à novas pessoas e lugares, sem romper o vínculo com seu ambiente familiar.


Por este motivo ela pode adotar um comportamento mais reservado e defensivo. Ela necessita de tempo para absorver tudo isso e se ajustar ao novo modo de vida que inclua outras pessoas em sua rotina, que não são os membros da família.


É importante os pais entenderem e permitirem que a criança se afaste um pouco deles para que ela possa adquirir autoconfiança e autossuficiência.


A criança ao longo dos anos aprende alguns padrões de comportamentos de seus pais. Ela sabe qual será a resposta se desobedecer seus pais, quando estes apresentam um padrão claro disso. No entanto, se os pais são imprevisíveis, ou seja, ora reagem à desobediência de seus filhos, com firmeza e em outro momento simplesmente desistem e permitem que seu filho escape ileso, a mensagem que a criança entende disso é que seus pais perderam o controle. O resultado é que a criança sente-se insegura, e não sabe mais se esse adulto é capaz de cuidar dela.


Portanto, a desobediência é uma tentativa da criança de testar os pais, na esperança que seus pais possam demonstrar sua força, sentindo-se confiantes, e assim devolver à criança o sentimento de segurança que ela precisa para viver.


Para uma criança pequena é muito importante para seu desenvolvimento emocional que ela tenha um ambiente familiar que lhe transmita uma estabilidade, uma constância e que tenha uma rotina para ser seguida. Isso a ajuda a sentir-se segura.


Ensinar uma criança a seguir regras e obedecê-las é ajudá-la a viver em nossa sociedade e principalmente a aprender o noção de respeito por aqueles que convivemos.


O comportamento de uma criança é moldado pelos seus impulsos e pela maneira como foi acostumada a ser tratada pelas pessoas ao seu redor.


A ideia não é descobrir culpados pela dificuldade de comportamento que uma criança apresenta, mas, buscar um entendimento e resolvê-lo da melhor maneira possível.


Referências:

Brafman, Abrahão H., A criança de 5 a 10 anos: um livro para pais e educadores. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Gruspun, Haim. Distúrbios neuróticos da criança: psicopatologia e psIcodinâmica. 5ªed, São Paulo: Editora Atheneu, 2003.


Psicologa Magdail Brogna