Dificuldades com o relógio biológico

Avaliação 0.00 (0 Votos)

O relógio biológico está localizado numa região do cérebro, próximo ao hipotálamo; e para que nosso organismo funcione corretamente ele é fundamental.


Assim, muitas pessoas podem apresentar dificuldades para dormir devido à agressões sofridas ao seu próprio ritmo biológico natural.


É verdade que o ciclo do sono é regulado pelo relógio biológico, no entanto, outras funções em nosso organismo também participam deste processo, tais como: o controle da fome e da pressão arterial.


Indivíduos noturnos


Pessoas que apresentam maior energia no final da tarde possuem um ritmo de temperatura corporal diferente da normal: frio e lento pela manhã e com mais calor e energia a noite.


Indivíduos diurnos


Pessoas que acordam muito cedo, independente da hora que foram dormir. À medida que envelhecemos, muitos pessoas dormem cada vez mais cedo e levantam-se antes do amanhecer.


Fuso horário


Os aviões atuais cruzam oceanos e continentes em somente algumas horas, mas nosso organismo não está preparado para uma mudança assim tão brusca. Geralmente, diante de mudanças bruscas, o organismo necessita de 1 dia para recompor ou reajustar seu relógio biológico. Quanto mais avançada a idade, mais marcante será a desordem e mais lenta será a recuperação. Recomenda-se viajar de dia para descansar à noite e reiniciar a atividade no dia seguinte.


Trabalhos e turnos rotativos


Pessoas que mudam constantemente seu horário de trabalho diurno para o noturno apresentam em media de 5 a 6 horas de sono e manifestam maior cansaço, problemas psicológicos, digestivos e até dificuldades no relacionamento conjugal. Independente do tipo de trabalho que desempenham, apresentam, no período de descanso, o dobro de distúrbios, do que aquelas pessoas que trabalham durante o dia. É por esta razão, que os regimes de trabalho nestas condições são específicos e assegurados.