Episódio Maníaco e Episódio Hipomaníaco

Avaliação 0.00 (0 Votos)

No TRANSTORNO BIPOLAR podemos encontrar episódios maníacos e hipomaníacos. Ambos os episódios caracterizam-se por:

HUMOR → anormal, persistentemente elevado, expansivo ou irritável;

ENERGIA → Aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos.


No entanto, no EPISÓDIO MANÍACO estas caraterísticas tem uma duração MÍNIMA de 1 semana e devem estar presentes na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).


Já no EPISÓDIO HIPOMANÍACO a duração MÍNIMA é de 4 dias consecutivos e devem estar presentes na maior parte do dia, quase todos os dias.


Tanto no EPISÓDIO MANÍACO como no EPISÓDIO HIPOMANÍACO, durante o período de perturbação, 3 (ou mais) dos seguintes sintomas (4 se o humor for apenas irritável) estão presentes em grau significativos e representam uma mudança notável do comportamento habitual da pessoa:

1. Autoestima inflada ou grandiosidade;

2. Redução da necessidade de sono (ex.: sente-se descansado com apenas 3h de sono);

3. Mais falante que o habitual ou pressão para continuar falando;

4. Fuga de ideias ou de que os pensamentos estão acelerados (relatados pelo paciente);

5. Distratibilidade (a atenção é desviada muito facilmente por estímulos externos insignificantes ou irrelevantes), conforme relatado ou observado por outras pessoas;

6. Aumento de atividade (excesso de produtividade) dirigida a algum objetivo (seja no trabalho, na escola, socialmente e sexualmente) OU agitação psicomotora (atividade sem propósito, como por ex. andar de lado para o outro);

7. Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para consequências dolorosas (envolvimento em surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos);


No EPISÓDIO MANÍACO a perturbação de humor deve ser GRAVE a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional, ou necessitar hospitalização a fim de prevenir dano a si mesmo ou a outras pessoas. Também podem ocorrer características psicóticas.


É necessário verificar se não existem evidências de efeitos fisiológicos devido a uso de alguma substância (por ex., drogas de abuso, medicamentos) ou a outra condição médica.


No EPISÓDIO HIPOMANÍACO ocorre uma mudança clara no comportamento do paciente que não é característica habitual da pessoa quando assintomático. A perturbação do humor é observável por outras pessoas, mas não é suficientemente grave a ponto de causar prejuízos acentuado na vida dele ou necessitar de hospitalização. Porém se houver características psicóticas, por definição o episódio é MANÍACO.


Também é necessário verificar se não existem evidências de efeitos fisiológicos devido a uso de alguma substância (por ex., drogas de abuso, medicamentos) ou a outra condição médica.


Referência bibliográfica

Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais- DSM 5. Associação Americana de Psiquiatria, 2003.