Sobre o envelhecer

Avaliação 0.00 (0 Votos)

Envelhecer... Processo inevitável para quem está vivo. Em termos biológicos está geneticamente programado. E na medida em que os anos passam ocorre um declínio na capacidade física, que varia de uma pessoa para outra, a depender da genética e do estilo de vida de cada um, incluindo fatores relacionados à dieta e exercício, doenças e ferimentos.


Portanto, o tipo de vida que se viveu determina o envelhecer de cada pessoa. Muitas vezes é difícil classificar o tempo exato da idade avançada, já que existe uma grande variação individual. Cada pessoa tem sua própria taxa e padrão de envelhecimento, semelhantes a muitas outras, no entanto, ainda assim, distintas em certos traços e características.


Mas, uma coisa é certa: é perfeitamente possível permanecer essencialmente juvenil, mesmo em idade avançada.


Quando se envelhece ocorrem alterações físicas, sociais e emocionais. A diminuição do vigor físico, a pele enrugada, os cabelos brancos são processos naturais do envelhecer, e não significam falta de saúde.


Envelhecer de forma saudável implica não só em ter uma saúde física, mas também uma saúde mental, que se expressa em sentimentos de independência, segurança, respeito e reconhecimento por sua experiência e participação na comunidade, com seus pares e familiares.


Os pilares do envelhecimento saudável consistem em uma alimentação adequada, atividade física apropriada, manejo do estresse, um sono de qualidade, reposição de vitaminas e nutrientes (antioxidantes, por exemplo) e a reposição (quando necessária) de hormônios.


Assim como na adolescência, o envelhecer é um processo de transformação. Mas, essa transformação não impede que o idoso possa amar, empreender, trabalhar e viver. O corpo pode deteriorar-se com o tempo, mas, a capacidade de sentir não deixa de existir por causa da idade.


Podemos escolher como o processo do envelhecer ocorrerá: se ele será doloroso e demasiadamente difícil ou se será digno e íntegro.


Esta escolha está relacionada com a auto avaliação crítica das realizações ou não realizações de uma vida toda. Os fracassos e as perdas são inevitáveis na vida de qualquer pessoa, mas, se diante desses percalços houver realizações, mesmo que parciais, haverá satisfação. Mas, se a quantidade de frustração durante a vida for muito grande, a resignação na velhice também será.


Estatísticas

De acordo com a ONU e o IBGE:


1 em cada 9 pessoas no planeta tem 60 anos ou mais;

Em 2050, pela 1ª vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos- e chegarão a 22% da população global;

Até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais chegará a 2 bilhões, mais que o dobro dos 900 milhões de indivíduos nessa faixa etária registrados em 2015. Os idosos representarão um quinto da população do planeta.

A população brasileira acima de 65 anos, que em 2013 era de 14,9 milhões (7,4% do total), deve saltar para 58,4% milhões (26,7% do total) em 2060;

De 2013 para 2060, a expectativa média de vida dos brasileiros deve aumentar de 75 para 81 anos. 


Psicóloga Magdail Brogna